terça-feira, 28 de abril de 2009

Convite da OAB Cidadã

A semana esta bastante tranquila, sem novidades formais, mas continuo com as articulações nos bastidores (rsss) em breve estarei oficializando a todos vocês.

Repasso o convite que recebi hoje da OAB Cidadã:

"na próxima segunda-feira, 04 de maio, às 14h, haverá a reunião mensal da OAB CIDADÃ, referente o mês de maio, com a seguinte programação:

14h - Informação do Pré-Vestibular comunitário gratuito;

14h15 - Apresentação de novos filiados;
- Informações pertinentes da OAB CIDADÃ;
- Palavra livre aos filiadas e parceiros;

15h30 -Palestra: Tema “Arte de Ouvir”
Palestrante: Carmem Lacerda
17h-Encerramento."

Terça- Feira =)

Dia legal.
Oficinas, diferentes e muitas novidades para conversar, como foi final de semana e tudo rsrsrs
A presença de alguns alunos "desaparecidos" , com as desculpa como tava chuvendo e blá blá blá ...
Essas desculpas que não "colam" comigo, já que moro 10x mais longe que eles rsrsrs
Dando uma "desculpa" por não ter postado outros dias , porque estou sem Internet.


Isso é tudo ...
Obrigado,
Bruno da Silveira.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mil coisas

Serei breve pois tenho mil coisas para fazer...

1 - Edição de áudio - estao saindo coisas bacanas, em breve disponibilizarei aqui.
2 - Fanzine - textos finalizados, próxima oficina é edição.
3 e 4 - Turmas em geral...
5 - Encontro no Sindicato dos Jornalistas para debate de algums diretrizes para chamar a Conferência Estadual de Comunicação.

Hú, mil coisas!
Fui e até!

“Te peguei neguinha!”

Vou postar aqui uma matéria que saiu no Portal Ciência & Saúde, que me deixou extremamente feliz um dia destes quando a nossa voluntária Márcia nos mostou o que havia escrito sobre a criança da qual ela vem atendendo a mais de um ano.

“Te peguei neguinha!”

Em uma ONG, na qual presto serviços voluntários ajudando nas tarefas escolares de crianças com dificuldades, conheci o Joãozinho.
Menino pequeno, magrinho, bonito, mas muito agitado, com bastante deficiência na leitura e na aritmética. Porém, muito esforçado e alegre. Às vezes, expressava certa revolta diante das dificuldades em realizar as tarefas. Um dia, quando o repreendi, desabafou: “Me chamam de feio, de burro, e de negro”. Respondi-lhe “Meu querido já olhaste no espelho? Negro és, feio não, és muito bonito e não és burro.” Com o tempo ele passou a colaborar, realizava as tarefas mais rapidamente e não reclamava mais. Sempre pedia para jogarmos cartas. Combinamos que, se ele terminasse rapidamente o que era pedido, jogaríamos. Quando jogávamos e ele vencia dizia sorrindo: ”Te peguei neguinha!”.
Assim que as aulas recomeçarem voltarei lá e falarei para ele sobre Barack Obama. Direi a ele que os Estados Unidos, o país mais poderoso do mundo, tem agora um presidente negro. Contarei a ele que lá, antigamente, em alguns lugares, era proibido pessoas de diferentes raças se casarem, que os negros e os brancos não tomavam o mesmo ônibus e nem iam nas mesmas escolas e igrejas. Direi, que Obama, o presidente, é o primeiro presidente negro daquele país e que isto mostra que muitas coisas estão mudando. Não importa a cor da pele, mas o que a pessoa é, o que ela faz, importa seu trabalho. Por isso é preciso estudar e ser trabalhador.
Estou ansiosa por me encontrar com o Joãozinho para falar sobre as mudanças no mundo. Acredito que a quebra desta barreira racial, em país tão poderoso e influente, seja muito importante para que outras barreiras do preconceito caiam por terra, em vários lugares.
Ao assumir a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama jurou sobre uma Bíblia, conforme é tradição nos Estados Unidos. Se o Joãozinho fosse maior, talvez me perguntaria se Obama poderia ter jurado sobre o Corão, caso não tivesse se convertido ao cristianismo. Eu responderia : ”Não sei”. Certamente o menino rindo gostosamente diria: “Te peguei neguinha!”

Marcia Machado Flesch

quinta-feira, 23 de abril de 2009

TELECENTRO X CEFET-SC

Recebemos um convite do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC) autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), para disponibilizarmos o nosso Telecentro aos candidatos interessados a realizarem a matrícula on-line nos cursos que serão oferecidos a comunidade carente.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Após Feriado

Após feriadão ....
Tudo uma maravilha, mesmo chuvendo .... só comemorar esse dia srsrsrs mais velho e muito ainda para proveitar na vida rsrsrs ....
Oficinas e mais oficinas divertidas, e pena q alguns faltaram por causa da chuva .... Bate alguns pingos e frio, e alguns se escondem em casa rsrsrs

Tudo de bom nesse dia ....

Obrigado.
Bruno da Silveira.

Quarta-feira

Hoje sem muitas novidades, mas muita gripe e enchaqueca rsss sem falar da satisfação de ver as crianças chegando hoje na unidade e admirando a nossa nova brinquedoteca que ficou um show.

Como é bom também receber alguém da equipe que participou de algum encontro externo, vem com a cabeça a milhão de novas ideias e perguntas, né Vivi? O assunto não se esgota, é maravilhoso rsss Agora é esperar a volta da Angélica para socilaizar também as novidades...

Quarta-feira chuvosa

Hoje está um dia atípico na Capital, clima nublado e chuvoso, com direito a frio e tudo. (E, como eu estava com saudades disso tudo).

Logo mais, oficina de Gimp com a turma masculina e depois os pequeninos da Fundação que hoje irão ver um desenho, pois nosso clima está propício para um bom filme.

E, outra coisa, não vou lembrar do ditado agora, mas por que crianças em dias chuvosos ficam mais "exaltadas"???

Respostas???

Abraços e boa semana a todos

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Release do 1o dia de atividades do Encontro Regional Sul dos Pontos de Cultura.

A cobertura compartilhada do Encontro Regional Sul dos Pontos de Cultura produziu o release do primeiro dia de evento.
Informações aqui.

sábado, 18 de abril de 2009

Encontro de Cultura Digital começa hoje em Rio do Sul

Nossa unidade esta sendo muito bem representada pela Vivian Barbára - Coordenadora do Telecentro, além de bloqueira dessa página rsss. Vamos ficar atentos para saber as novidades.

A cidade de Rio do Sul-SC abrigará o Encontro Regional de Cultura Digital nos dias 18, 19 e 20 de abril. O encontro reunirá representantes dos Pontos de Cultura de RS, SC e PR, onde estabelecerão trocas de experiências, mostras culturais e oficinas sobre software livre. O evento ocorrerá na UNIDAVI, no local chamado “encontro dos rios” e na sede do Ponto de Cultura Anima Bonecos.
A programação será bem diversificada, contando com palestras, conferências e rodas de debate, além de diversas apresentações culturais que estarão ocorrendo nesses três dias. Richard Serraria e AfroSul do ponto Odomodê virão do Rio Grande do Sul, a Cia dos Cristais, do ponto Vivenciando a Cultura do Paraná estarão presentes e, de Rio do Sul, o novo espetáculo do Anima Bonecos será apresentado. Além disso, haverá discussões sobre direito autoral e a criminalização de downloads de músicas na Internet. Everton Rodrigues, da Associação Software Livre.org apresentará o movimento MPB, “Música para Baixar” que defende um modelo alternativo de distribuição e remuneração dos artistas, que combine a livre circulação de músicas na internet e sustentabilidade para os criadores. Painéis sobre gestão e produção cultural também serão parte da programação e caracteriza uma das áreas de maior interesse dos pontos de cultura. A programação está sendo atualizada dinamicamente através do site www.minuano.org
O Pontão de Cultura Digital Minuano, de Porto Alegre-RS, é o proponente de encontro, juntamente com o Anima Bonecos e o Fórum Regional de Pontos de Cultura. O Minuano realizou, durante o último ano, oficinas de capacitação em softwares livres para Pontos de Cultura, Casas Brasil e rádios comunitárias e pretende reproduzir parte dessas oficinas para os participantes do encontro. Segundo Felipe Santos, coordenador do projeto, “o objetivo do Minuano é instrumentalizar a rede da Cultura Digital para que se utilizem das tecnologias livres para potencializar suas produções culturais. Neste encontro, também realizaremos oficinas de design gráfico e web, edição de áudio e vídeo, e metareciclagem. Foi nossa tarefa durante este último ano e pretendemos solidificar esses conhecimentos neste encontro”. O Pontão Minuano faz parte do projeto Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e faz parte da Associação Software Livre.org, promotora do Fórum Internacional de Software Livre.org que terá sua décima edição em junho deste ano.
A abertura oficial será no sábado (18h), mas já às 15h haverá uma conversa com a chefe de prestação de contas do Ministério da Cultura, Roselene, no intuito de resolver dúvidas quanto a questões de gestão dos pontos de cultura. Durante a noite estará acontecendo uma festa no espaço Anima Bonecos com a Trip Teatro. A festa, Porão no Ponto, contará com Dramaphones (Rio do Sul), Costeletas (Rio do Sul) e Fevereiro da Silva (Joinville). Antes, haverá uma mostra artística com o Ponto de Cultura Odomodê de Porto Alegre-RS com samba de roda e Percussão Afro-Brasileira.
No domingo (19) de manhã, iniciam as oficinas temáticas do Minuano (áudio, vídeo, web e metareciclagem), além de oficina de Grafiti, com Jackson do Ponto Na Quebrada. Ás 11h, oficina da ferramenta Thot, sobre jornalismo colaborativo.
As atividades, discussões, shows e apresentações são abertas ao público e gratuitas, mas é necessária inscrição que pode ser feita no local. O evento será transmitido da íntegra pela TV Software Livre: tv.softwarelivre.org
A cobertura colaborativa estará sendo publicada no site da Redesul e CoberturaWiki.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Fechamos mais uma semana cheia de boas notícias e conquistas, é claro, e que venha mais um merecido feriadão rsss, pois a equipe tá merecendo muito e os trabalhos estão a todo vapor.

Hoje comprei os materiais necessários para reformarmos a brinquedoteca, vai ficar um show e as crianças não vão acreditar. Também, tive uma reunião com a equipe que trará até meados de maio mais voluntários extrangeiros, convênio oficializado.

Repasso a todos o informativo que recebi do Mesa Brasil (Parceiro da unidade):

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) para a população com 60 anos e mais acontecerá no período de 25 de abril (sábado) a 8 de maio, sendo que o dia 25 será o Dia Nacional de Mobilização.

Para 2009, a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a faixa de 60 anos e mais no Estado de Santa Catarina é de 633.510. Segundo essa estimativa, em 2009, houve um incremento em 30% no número de pessoas na faixa etária alvo da campanha. Esse implemento representa mais esforços dos serviços de saúde em todos os municipios na perspectiva de alcançar a população a ser vacinada.

A meta estadual é vacinar, no mínimo 75% da população alvo a qual corresponde 475.133 pessoas na faixa etária de 60 anos e mais. Dessa forma, é necessário manter nosso empenho para, mais uma vez, obtermos índices de cobertura vacinal que possam refletir na redução da ocorrência de danos à saúde da população por complicações da gripe.

Solicitamos a sua participação na divulgação da referida campanha através do incentivo às pessoas na faixa etária de 60 anos e mais para fazer a vacina.

A Casa (Brasil) Sonolenta

Olá,
Segue abaixo a releitura da obra de Audrey Wood, A Casa Sonolenta, feita por mim e pela Kamila especialmente para a criançada que frequenta o projeto. As fotografias já estão saindo e já já teremos muitas novidades. O tema central da releitura é o Projeto Casa Brasil (é claro). Leiam e apreciem esta história cumulativa, dinâmica e de boa sonoridade.

Abaixo, o vídeo da turma 5 lendo a história no multimídia.

Mais sobre o Projeto interno, aqui ou na matéria completa.



A Casa (Brasil) Sonolenta

Era uma vez
uma Casa Brasil
onde todos viviam incluídos.

Nessa Casa
tinha um projeto
um projeto de futuro,
numa casa aberta,
onde todos viviam incluídos.
Nesse projeto
tinha um laboratório multimídia ,
uma professora ensinando,
num projeto de futuro,
numa casa aberta,
onde todos viviam incluídos.

Na aula dessa professora
tinha um menino,
um menino aprendendo,
na aula de uma professora ensinando
num projeto de futuro,
numa casa aberta,
onde todos viviam incluídos.

Ao lado desse menino
tinha uma menina,
uma menina fotografando,
ao lado de um menino aprendendo,
na aula de uma professora ensinando,
num projeto de futuro,
numa casa aberta,
onde todos viviam incluídos.


Perto dessa menina tinha uma rádio
uma rádio tocando,
perto de uma menina escutando,
ao lado de um menino aprendendo,
na aula de uma professora ensinando,
num projeto de futuro,
numa casa aberta,
onde todos viviam incluídos.

Próximo dessa rádio tinha um telecentro,
um telecentro informando,
uma rádio tocando
perto de uma menina escutando,
ao lado de um menino aprendendo,
da professora ensinando,
num projeto de futuro,
numa casa aberta
onde todos viviam incluídos.

Ao redor deste telecentro
girava a informação...

Será possível?
Uma informação compartilhada
que deu vida o telecentro,
que animou a rádio,
que encantou a menina,
que convenceu o menino,
a ter mais oficinas com a professora,
que ampliou a projeto,
numa casa aberta,
onde todos estavam incluídos

Todas as fotos do andamento do Projeto podem ser vistas no link.




Sexta-feira


Olá a todos.

Bem, primeiro vai uma fotinho mostrando o que foi a semana pós Páscoa na Casa Brasil Vidal Ramos.

Terminamos mais uma semana, posso dizer que esta foi extremamente corrida, faltaram horas na semana.

Iniciamos novas oficinas, a de Gimp com uma turma de manhã e outra à tarde está bem interessante. A matutina somente mulheres e a vespertina somente homens. E cada turma com um interesses diferentes. Dê-lhe pesquisa prá satisfazer tantos desejos para serem aprendidos,. O bom de tudo isso, é que com o convívio diário com pessoas tão diferentes, sempre aprendo coisas novas, e no cotidiano dando cada mais valor a troca de conhecimentos.

E, as crianças e adolescentes da Fundação sempre iguais, alguns dias calminhos, outros dias agitados, e os "em crise de pânico" continuam iguais.

Bom fim de semana a todos e o melhor de tudo, ótimo feriado para nós!!!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Hoje

Hoje, muitas oficinas e muita curtição em mexer nos computadores. Hoje a turma 2 fez trabalho de pesquisa e alguns tentaram terminar outro que faltava.
E como sempre as oficinas animadas, e sempre o tempo é pouco para as turmas, uma mais divertida e diferente q a outra rsrsrs.
E me desculpem por a falta de postar ontem ... cheguei em casa tarde e não sobrou tempo para postar ... hoje mesmo me esforçando para deixar os olhos abertos para postar rsrsrs ...

Obrigado,
Bruno da Silveira.

Conversas

Hoje a tarde foi calma.

Arrumei todas as fichas de inscrições do laboratório multimídia e rádio.
Fiz alguns contatos. (como sempre hahahaha)

No mais, arrumamos (eu+Kamila) a "casa sonolenta" que será fundo das fotografias do projeto.

Bati um papo com a Vivi sobre a oficina de Blog e também fiz boa parte do Informativo da Unidade que vai ser divulgado semana que vem.

É isso,
até.

Frutos Novos na Unidade

Hoje no período da tarde, recebemos a visita de dois intercambista na Fundação Vidal Ramos. As crianças estavam todas agitadas com a presença deles. Daqui em diante vão ter que se acostumar, pois este ano promete ser bastante movimentada a presença de estrangeiros por aqui.

Obtive a confirmação da assinatura do convênio com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina para desenvolvermos o Projeto de Costura Consciente, onde será fomentada a formação de grupos voltados a economia solidária.

Oficina de Blog

A alguns dias atrás fui a escola Sarapiquá para dar uma oficina de blog para a meninada do Projeto Bom de Bola, e Bom de Blog! Ensinei como colocar as matérias, fotos e editar o texto, foi muito legal, teve participantes de escolas públicas de toda cidade, cada um aprendeu a ser um blogueiro e gostaram muito. Então resolvemos aplicar essa experiência de blog com nossas crianças.
Iniciamos as aulas de blog com as turmas 5 e 6, esse trabalho será feito em parceria com as meninas da Multimídia. Os alunos gostaram bastante da idéia e já começamos a pesquisar sobre blog, criação e motivos para criar um blog, através desse blog vamos trabalhar semanalmente com um tema, e eles farão pesquisa de artigos e matérias e também criarão seus próprios artigos. Trabalhando essa ferramenta de comunicação, pretendemos ajudar a formar opniões, trabalhar com notícias da comunidade, e muitas outras idéias que eles mesmos estão formando.
Por hoje é isso, abraços a todos e até amanhã.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Novas Parcerias

Hoje o dia já iniciou bem agitado, estamos com a equipe quebrada por problemas de saúde, mas vamos que vamos... torcendo é claro para que brevemente volte tudo ao normal.

Finalize o meu dia com chave de ouro. Estive há poucas horas atrás uma reunião com a Coordenadora Geral da Fundação Cultural de Florianópolis Franklim Cascaes, Roseli Pereira e a Márcia Regina Batistella, grande parceira de vários projetos, mas atualmente estamos mais focadas no PROGRAMA SANTA CATARINA GAMES, MOBILE E ENTRETENIMENTO DIGITAL que visa trabalhar os familiares, responsáveis e os próprios alunos do projeto, em oficinas de artesanato na Fundação Vidal Ramos (Casa Brasil) em parceria com a Fundação Franklim Cascaes.

È isso aí pessoas, a nossa Casa Brasil se juntando cada vez mais com a Cultura local.

Mais informações, aqui.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Terça- Feira.

Hoje, dia tranquilo, oficinas variádas com turmas bem diferentes e legais. Claro, uma boa conversa antes das oficinas de como foi o feriado de cada um (rsrs, num ia faltar neh rsrs), e aulas bem participativas ...
E o melhor de tudo, sempre trocando idéias e experiências e sempre tentando relacionar com as oficinas (rsrs).
e antes de ir .... como foi feriado? (rsrsrs)
Tchau, at + .

Uma visita

Dia normal.

Edição de áudio com um novo aluno. Ele já fez oficina de GIMP e faz ofinas no Laboratório de Montagem e Manutenção. É dedicado e esperto. Me contou que já fez muitas aulas de dança de salão.

Hoje o técnico da rádio da faculdade visitou o Projeto. Grande Gabriel (ou seria Cauby? haha) nos deu algumas idéias bacanas e dicas também.

No mais, fotografei e filmei a entrega dos ovos de chocolate que uma voluntária deu às crianças.
Abaixo, o vídeo:



Mais para o fim, troquei algumas palavras com o povo todo e atualizei o site da unidade.

Inté!

A festa continua

Hoje consegui parar um pouco e fechar com todos os colegas os horários das oficinas. É muito bom quando damos uma paradinha e escutar as novidades de cada módulo, são tantas coisas que a equipe quer colocar em prática que até chega a faltar horários rsss

Tivemos também a visita do Gustavo ou Gabriel, não me recordo muito bem do nome do rapaz, para falar a verdade não sou muito boa nisso rsss, mas ele é amigo da Angélica e muito gente final, vai nos ajudar bastante a montar o nosso cantinho da Rádio, pois atualmente esta em conjunto com o Multimídia.


Como vocês já devem ter percebido as doações fazem parte do nosso dia-a-dia, uma das nossas voluntáras trouxe para cada uma de nossas crianças um ovo de chocolate dos considerados grandes rsss e a festa tava feita novamente.

Início da oficina de Gimp


Hoje teve início a oficina de Gimp para a comunidade.
Desta vez a turma é formada somente por mulheres.
Para primeira aula, foi bem produtivo, conversamos bastante, adorei elas. Tenho certeza que serão ótimas 3ª e 5ª feiras matutinas.

Logo que elas começarem a produzir, coloco imagens para vocês verem como funciona nossa oficina e o que elas vão inventando.

Agora mãos a obra, muitas criações...e definição de horários para o próximo mês.

Boa semana a todos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pós Feriadão...

Tarde de pessoas agitadas e eu em câmera lenta por conta do feriado.

Início com edição de áudio e depois Fanzine. Os primeiros textos começam a surgir. Surpreendem.

As máscaras da T4 para o projeto estão prontas, com elástico e tudo. Bateremos as fotografias ainda esta semana.

As oficinas no Moodle iniciaram hoje. Dei uma lida. A que optei é Comunicação Comunitária.

A última turma estava impossível. Ou seria eu que não estava muito bem?

Beijos e até!

Mais uma Segunda cheia

Hoje foi um dia daqueles ... (rsss) segunda-feira, pós feriadão, uma correria danada, mas missão cumprida. Guardar os materiais pós festa, receber o pessoal que acabei chamando para fazer orçamentos para melhor a nossa Casa, receber mais doações, parceiros, entre outras mil coisinhas do dia-a-dia.

As oficinas estão sendo um sucesso, com isso o telefone não para de tocar para saber mais informações sobre as mesmas, mas não esta sobra tempo nem para realizar o próximo folder rsss mas se fosse possível gostaria que meu dia pudesse ter umas horinhas a mais.

Fiquei hoje muito feliz em ver a Nerissa (adolescente atendida no projeto) chegando e a turma fazendo a maior festa para ela, pois ela não iria mais participar, foi a maior choradeira na sua despedida (rsss).

E não posso deixar de registrar os meus parabéns a nossa atentada Luana que esta fazendo 7 aninhos hoje.

Começando a semana!!!

Hoje comecei o dia estudando um pouco mais sobre Writer, descobrindo diversas dicas e repassando para as novas turmas, hoje trabalhamos no tratamento de imagens da Writer, que tem bastante ferramentas e dá pra fazer um trabalho muito legal, os alunos novos estão surpresos com tantas coisas que podem fazer dentro do editor de texto, formatamos poesias também, sempre aproveito o editor e passo poesias, músicas ou mensagens.

As crianças do projeto estavam agitadíssimas na última aula, mas jogaram, conversaram e fizeram competições de jogos.

Hoje não deu tempo de postar muita coisa, mas foi bastante produtivo. Bjos e até amanhã!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aprendendo a cada minuto!

Olá pessoas!!! Como me comprometi em postar todos os dias, aqui estou eu, atrasada, pois ontem foi correria entre oficinas e as crianças, mas no mais, tranquilo. Foi gostoso trabalhar ontem, todos estava muito animados pois ganharam guloseimas da casa, trocaram cartões de páscoa entre os colegas, fui eleita pelo Diogo a melhor professora da Casa, rsrsrs, amei demais!

Quero compartilhar com vocês minha alegria, orgulho, felicidade que tenho em trabalhar na Casa Brasil, ontem, quando foi entregue a páscoa das crianças, uma de minhas alunas, veio me trazer ovinhos de chocolate, me abraçou e me beijou, me desejou feliz páscoa, aquela menina tão carente, que pouco ganhou teve uma atitude tão linda de me presentear. Obrigada a essa minha aluninha! Todos os outros me deram abraços e beijos!
Todos os dias aprendo a ser mais humana, a amar mais, a abraçar mais, a beijar mais, e é na Casa Brasil que coloco isso em prática, amo muito tudo isso !!!

Parabenizo minha colega Maria Eduarda pelo empenho em pintar á mão todas as orelhinhas que foram colocadas nas cestinhas das crianças, e o resto da equipe pelo maravilhoso trabalho que estamos fazendo. Agora vamos curtir o feriado e voltar com todo o gás na segunda. Beijão e até mais!!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quarta-feira

Hoje muito bom, mais turmas de oficinas que iniciaram e pude conhecer mais gentes e ensina-las. Uma turma me chamou atenção, a turma CDD2, por estava com a presença de 1 mulher e 5 homens, (a vontade das mulheres de aprender impressionante hehe), essa senhora era quem mais perguntava e "corria" atrás para aprender, não tinha vergonha de estar no meio de homens e de seu filho,que também participa da oficina. E as outras turmas novas também bem empolgadas.

E a noite participo do curso do pré-vestibular que está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nossa turma para manter contato com professores e entre os próprios alunos criamos um "Grupo", um e-mail para a turma. E nada mais do que casabrasilalunos@gmail.com, (rsrsrs tudo a ver neH? rsrsrsr ).

Dia Concluído, e um bom feriado e Feliz Páscoa.

Dia de Festa

Mais uma parceria concretizada, desta vez é com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina (SRTE/SC) para atender 40 educandos que serão separados em duas turmas, o curso oferecido é de Informática Básica que será ministrado no Telecentro da unidade. Desta forma, no período de maio a julho a unidade estará com o Telecentro aberto 12 horas por dia.

Hoje foi mais um dia de receber doações, pela manhã recebemos móveis e mobiliários. Já no período da tarde foi à vez de recebermos uma voluntária que veio cheio de amor para dar e talvez com sua boa intenção tenha ganhado um pedacinho do inferno... (rsrsrs)


No mais, bati papo com os bolsistas sobre a unidade. E no meio há tantos acontecimentos e chocolates, muitas gargalhadas.


Bom como vocês podem ter percebido a nossa tarde foi de festa e muitas risadas.

Feliz Páscoa e um ótimo feriado a todos e todas.

Light mas com muito chocolate!

Tarde iniciada com um bom papo entre os bolsistas da unidade. Papo descontraído, nada habitual.

Após, oficina de fanzine. Hoje abordei mais as questões textuais.

Para além, arrumações técnicas no laboratório multimídia e leituras sobre alguns temas pertinentes.

No último horário, já estava no clima de Páscoa com a festança da criançada. Tinha bolo, cachorro quente e muito chocolate! Registrei alguns momentos que podem ser vistos aqui.

Desejo um feriado iluminado a todos!

No mais é isso,
abraços e até segunda!

Feliz Páscoa



Hoje as crianças tiveram a festinha de Páscoa.
Foram distribuídos os doces doados por voluntários da nossa Unidade.

A decoração da foto que vocês estão vendo é de responsabilidade da Maria Eduarda (que trabalha e muito na secretaria da Fundação).

Bem, após uma semana complicada (por assuntos pessoais), desejamos a todos um ótimo feriado, Feliz Páscoa, saúde e muita paz.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Início dos Cursos de Idiomas

Hoje foi um dia daqueles, não sei se é pelo fato da semana ser mais curta em função do feriado que vai vir, mas esta bastante corrida (rsss). Falando nisso recebemos guloseimas para serem distribuidas amanhã para as crianças e adolescentes que são atendidos na unidade, doados por dois grandiosos colaboradores.

Tivemos hoje o início das aulas dos Cursos de idiomas. Este curso esta sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através do Departamento de Letras, e é claro com uma grande equipe maravilhosa de voluntários. Hoje (3ª-feira) foi a primeira aula para a turma de Inglês do período matutino, nas 4ª-feria será a turma de Espanhol no período vespertino, nas 5ª-feira é a vez da turma de Italiano no período noturno e para finalizar nas 2ª-feira a de Ingês matutino. Cada turma desta foram sorteadas 15 vagas, totalizando 60 pessoas que serão atendidos nesta segunda etapa da parceria, visto que já estamos com o Pré- vestibular em andamento desde o mês passado atendendo 20 educandos. Não preciso nem comentar que a lista foi enorme né?

A Casa esta lotando a cada dia que passa, e a cada dia que venha mais....

OTAN?

Minha tarde iniciou com uma oficina de edição de áudio. Incrível como a cada dia mais as pessoas se interessam pela comunicação. Dos alunos de hoje, dois trabalham na comunicação do Centro Cultural Escrava Nastácia como Jovens Aprendizes, bacana não? Acho que aprenderei muito com eles e espero que eles aprendam tanto quanto comigo.

Seguindo, fiz alguns ajustes aqui no blog e bem neste momento uma menina que participa do projeto desde o ano passado entrou no multimídia e pediu delicadamente se eu não poderia ajudá-la na procura de um livro na biblioteca.
Fiquei tão feliz com a pergunta (ela queria livros!!!!) que na hora larguei o que estava fazendo para auxiliá-la.
Era uma pesquisa sobre a OTAN. OTAN?
Ahhhh, tive que puxar tudo de uma memória um tanto quanto esquecida sobre os assuntos da oitava série. Tão bom estes momentos, primeiramente pelo contato com os livros e segundo por saber que ainda sei e com o que com o pouco que sei posso ajudar alguém. (E pasmem, eu lembrava o que era a OTAN!)

A tarde terminou com duas turmas eufóricas. Seria o tempo que estava para chover? (Minha mãe costumava falar isso quando eu estava inquieta)
Pois bem, não sei. O que sei é que estou cansada.

Por isso,
abraços e até mais!

Terça- feira

Hoje iniciamos novas turmas para as oficinas, Oficina de Navegação e Editor de texto, convidei um outro menino da comunidade que vem no horário livre e ele aceitou fazer parte da turma, sempre bom quando consigo trazer mais pessoas para participar das oficinas.

Na turma 5 estamos pesquisando e fazendo um trabalho sobre LINUX, estudando o surgimento, os conceitos e até os lugares onde ele já está sendo usado. As crianças estão participando e colaborando. No último período foi a vez dos pequenos, acessaram jogos da internet e Childsplay. O dia foi cheio, com aula em todos os horários, mas foi muito bom. Agora está na hora de fechar o telecentro. Abraços e até amanhã!

Novas Oficinas

Hoje, iniciou novas turmas para oficinas.
Um prazer em conhecer novas pessoas, e compartilhar experiências e discutir e interajir acontecimentos de suas vidas com a oficina. Com ótimos debates e conversas. Fazendo assim o nevorsismo da primeira aula passar.
E agora concluir o dia com mais oficinas e terminando o post por aqui. (rsrsrs)

Por Bruno da Silveira, do laboratório.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Hoje

Hoje, o dia foi tranqüilo .

Não teve muita movimentação, tive uma aula com a turma 6, de 12 á 17 anos.Trabalhei com eles um trabalho, com algumas questões, para ampliar seus conhecimentos e verificar as suas dúvidas. Com a permissão da Vivian Bárbara, para usufruir do Telecentro para a pesquisa.

E depois com o tempo livre, arrumei algumas cadeiras do Telecentro para o conforto e segurança dos usuários (rsrs)

Agora esperar para amanhã, com o inicio das oficinas, em conhecer novas pessoas e transmitir conhecimentos e também aprender com suas experiências. (rsrs)

Por Bruno da Silveira, do Laboratório.

Novas Oficinas

Hoje iniciamos novas turmas para as oficinas de Editor de texto e Iniciação ao uso do computador, a maior parte dos alunos da terceira idade e uma das alunas especial, a aula de hoje foi bem tranquila, geralmente nas primeiras aulas as pessoas tem medotocar no mouse, nos equipamentos e clicar, mas com atenção vou dando um jeitinho de deixar o pessoal seguro e esperando que na próxima aula eles estejam um pouco mais habituados com o uso do computador, já a turma do editor de texto já vem mais seguros, já passaram pelo o IAC e voltam a casa para aprimorar seus conhecimentos.

A galerinha da turma 4 esteve no telecentro e aproveitou muito, hoje tiveram aula livre para que pudessem brincar e se divertirem com os jogos educacionais, estamos trabalhando com o childsplay, blinken e gcompris, passei alguns links de sites educacionais, onde eles mesmos acessam e escolhem os links, e tiram suas dúvidas sobre acesso e ferramentas durante a aula.

Durante todo o mês de março conversamos sobre jogos educacionais e a sua importância.

Por Vivian Bárbara, do telecentro.

O Início

Hoje, minha tarde começou pela manhã.

Hoje, minha tarde começou com o início das oficinas de edição de áudio. Aluno interessado, não tinha disponibilidade para fazer com a turma. E eu? Cedi para dar a ele oficinas no horário em que podia, certamente.

Hoje, minha tarde teve continuidade com a primeira oficina de Fanzine. E com ela surpresas boas de um debate sobre a importância da comunicação e a quantidade de informações a que estamos expostos.

Hoje, minha tarde caminhou para os retoques finais das máscaras do Projeto A Casa (Brasil) Sonolenta. Máscaras lindas, delineadas, cada uma com um toque da criança que a fez.

Hoje, minha tarde rumava para o final com uma surpresa. Um pote de docinhos vindos de São José dos Ausentes (RS). Docinhos deliciosos. Mas o mais delicioso foi a lembrança, daquela mera oficineira do Projeto Casa Brasil. Não é Kamila?

Hoje, minha tarde teve seus últimos minutos com visões de uma geração que chega aos seus 14 anos.

Hoje, minha tarde chegou ao fim com um tchau para os amigos seguido de um saudoso “até amanhã”.

Retorno das Atividades do Conselho Gestor

Primeiramente gostaria de registrar um enorme agradecimento ao "Angel" da unidade, Angélica, nossa colaboradora da comunicação que esta a milhão desenvolvento este ambiente que nos proporcionará uma comunicação aberta com o mundo, premitindo desta forma que todos possam acompanhar o crescimento da nossa Unidade CASA BRASIL que está com uma equipe de primeira. Hoje, retornamos as nossas reuniões periodicas com o Conselho Gestor, pena que nem todos puderam participar. Nossos Conselheiros estão cada vez mais comprometidos em nos auxiliar nas atividades da Unidade. Como é maravilhoso sentir que eles estão realmente fazendo parte da equipe.

Oficina de Fanzine

Hoje teve início a nossa oficina de fanzine.
Neste primeiro dia, tivemos uma troca de idéias, sobre a importância da comunicação, seus benefícios e a melhor forma de ela ser usada no nosso cotidiano.
Digo que me surpreendi com as respostas, e a Angélica também (né, Angel).
Ficamos felizes com o resultado inicial que obtivemos.

Além disso, ganhamos docinhos vindos do interior do RS de um dos alunos. E, estavam muito bons!!!

Ótima curta semana a todos!

sábado, 4 de abril de 2009

Um Diário de Unidade

Há muitas histórias que deveriam ser contadas. Frases, momentos, aprendizados que passam batidos pelo dia a dia.

Trabalhar em uma unidade do Projeto Casa Brasil é no mínimo uma escola.

Aprender com o cotidiano alheio, reparar nos anseios, sentir as dificuldades, ouvir histórias, presenciar lutas, tirar dúvidas, reparar na sabedoria, repassar conhecimentos com o máximo de maestria possível e aprendê-los também são ações que eu, Angélica, comecei a praticar com mais afinco depois que entrei para o projeto.


Só quem vive o passo a passo de uma unidade sabe de fato como as coisas funcionam.

Para não desperdiçar tanta experiência, a Vidal Ramos resolveu criar um “diário de unidade online” com o intuito de informar a comunidade em geral sobre o que de fato acontece dentro da Casa Brasil Vidal Ramos.

Vamos lá?

A partir de segunda-feira (06/04) este blog será atualizado continuamente com fatos relevantes que acontecem na unidade documentando seu cotidiano.

Para tal, apresento-lhe leitor, os bolsistas da Vidal Ramos:
- Emmanuela Ferreira Coelho - Coordenadora da Unidade
- Kamila Bittencourt de Liz - Coordenadora do Estúdio Multimídia
- Angélica Elisa Sonaglio (esta que lhes escreve) - Coordenadora da Rádio
- Vivian Bárbara Camargo - Coordenadora do Telecentro
- Bruno da Silveira - Coordenador do Laboratório de Montagem e Manutenção

De cima, da esquerda para a direita: Emmanuela, Bruno, Vivian.
Embaixo, da esqeurda para a direita: Kamila e Angélica.

Espero mesmo que este blog seja um ponto de convergência do conhecimento diário para o crescimento de todos.

Abraços e até!
Angélica Elisa Sonaglio.