quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Curso de Línguas

Estão abertas as matrículas para os cursos de línguas, uma parceria do PET de Letras da UFSC com a Casa Brasil Vidal Ramos. As matrículas podem ser feitas até o dia 28/08 e as aulas iniciarão no dia 31/08. Abaixo, os horários disponíveis:

Idioma

Professora

Horário

Espanhol

Neodete

Terças

Das 14h00 às 16h00

Espanhol

Tânia

Quintas

Das 14h00 às 16h00

Francês

Carolina

Segundas e Quartas

Das 18h00 às 19h00

Inglês

Aline

Quartas

Das 10h00 às 12h00

Italiano (nível 2)

Celene

Quintas

Das 19h00 às 21h00


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aulas de Equilíbrio


Olá!!!

Então, neste mês estamos com 3 voluntários austríacos e 1 americano. Está sendo bem legal a interação das turmas com eles, tanto as crianças quanto os adolescentes.
Um dos momentos mais divertidos são as aulas de Ed. Física, onde de vez em quando tem aula de circo, e uma das atividades é andar na corda bamba, motivo de felicidade, de respiração e equilíbrio também :)

Abraços!!!

E, boa terça-feira chuvosa para quem mora no Sul.

Inscrições abertas para alfabetização para jovens e adultos


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Seminário Pró-Confecom

Entidades participam do 1º Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação SC


O evento aconteceu no último sábado, 15 de agosto, no auditório da Fecesc, em Florianópolis, e reuniu cerca de 50 pessoas de todo o estado interessadas em discutir os caminhos para o controle público e a democratização da comunicação.

Na parte da manhã, o grupo participou de um debate com os convidados Sérgio Murillo de Andrade – presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e membro da Comissão organizadora da Confecom Nacional e Carlos Locatelli, professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Sérgio Murilo falou do processo histórico da democratização da comunicação e lembrou da criação do Comitê Pela Democratização da Comunicação e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Conta que a criação dos canais legislativos do Senado e Câmara existentes hoje partiu de uma proposta do FNDC: “Eles precisaram ser convencidos", relembra. Falou ainda que a democracia na área da comunicação é uma disputa sem fim porque, na sua opinião, a comunição nunca vai ser plenamente democrática. Lembrou que o empresariado tentou jogar a Confecom para 2010, ano de eleição que acabaria prejudicando a Conferência. Disse que entende a estratégia do Governo Federal em dar uma proporcionalidade maior dentro da Confecom ao empresariado porque essa era a reivindicação deles para continuarem no processo. Porém, com a proposta do Governo de aumentar a proporcionalidade, eles não teriam mais o que reivindicar para boicotar a Conferência e teriam que ceder. Sem saída, acabaram abandonado a participação na Confecom. “Acho suicída a Globo sair desse debate. A Confecom poderia sem uma alternativa pra eles acharem um novo modelo de negócio”. Sobre o aumento da proporcionalidade, se diz tranquilo porque não acredita que eles tenham capacidade de mobiilizar 800 delegados.

Já Carlos Locatelli disse que sua fala seria mais para reflexões sobre as questões a serem debatidas na Confecom e discorda de Murilo, já que acredita que o empresariado não tem dificuldade de mobilização. Ele alertou que os partidos políticos que apóiam os detentores das concessões da grande mídia podem fazer essa ponte.
O professor comentou que devemos olhar para além das experiências do processo histórico da comunicação e aproveitar também a contribuição dos debates que vêm de outras experiências. Lembrou que o Fórum das Cidades foi um grande aprendizado de onde saíram questões que vão ser debatidas na Confecom e comemora os avanços que tivemos na legislação brasileira “A classificação indicativa já foi uma grande vitória”, completa. Locatelli ressaltou que o empresariado virá com uma propaganda ferrenha: “Agente não vai ter essa propaganda, não podemos midiatizar nosso debate”. Porém, mesmo sem mídia, acredita que é preciso insistir: “Veja a questão da terra, sempre midiatizada de forma negativa, e o movimento (MST) continua avançando", explica.
Ele acredita que há muitos planos de disputa e defende que os temas que interessam categorias específicas não devem ser vistos como questões centrais na Confecom. Locatelli acredita que a Conferência é um espaço para detaber o interresse coletivo e citou como exemplo a questão da exigência do diploma de jornalista: “Podemos discutir isso também mas não com a mesma força que brigamos por questões que interessam a todos”, conclui.

Assista essas palestras, na íntegra, no site da www.comunica-sc.org.br

À tarde os participantes tiveram a opontunidade de explanar as propostas de cada segmento para a 1ª Confecom. No total, 12 entidade se inscreveram. Ao final, essas contribuições se somaram ao texto-base que está sendo redigido de forma colaborativa por integrantes do GT de Mobilização da Comissão Pró-Conferência Comunicação SC.

Fonte: Juliana Bassetti - Pontão de Cultura Ganesha

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Maicon MC


Maicon Willian de Jesus Chaves, morador da bairro Chico Mendes, é voluntário da sala de leitura. Cantor de rap desde 2007, Maicon MC tem suas letras baseadas do dia a dia da comunidade em que vive, no amor e em Jesus Cristo.

Maicon começou a cantar rap prestando atenção nas batidas de seu amigo Agulha, vocalista do grupo Ideologia (Florianópolis), que morava perto de sua casa. Logo após foi preso e lá dentro conheceu Clodoaldo, também cantor de rap. Clodoaldo incentivou Maicon para que escrevesse mais músicas e na cadeia formaram uma dupla de rap chamada Mente Ativa.

Hoje, Maicon esta solto, já têm 17 músicas que ele mesmo compôs e está gravando seu CD no estúdio de um colega. Seu amigo Clodoaldo ainda não saiu da prisão, mas, segundo Maicon, continuarão com a dupla assim que ele estiver em liberdade.

Confira o Fala Aê abaixo para saber um pouco mais sobre sua história e influências musicais.



Maicon MC topou gravar uma música para o povo aqui da unidade, ela pode ser conferida neste link aqui. Também prometeu fazer uma música tendo a unidade como tema, estamos aguardando!

Perguntas e Respostas

Nome: Maicon Willian de Jesus Chaves
Comunidade: Chico Mendes
Signo: Gêmeos (19/06/1989)
Time: Figueirense e Flamengo
Banda preferida: Armazém (Florianópolis)
Música: A Neblina (Armazém)
Cor: Vermelho
Família: Amor
Qualidade: Criatividade
Defeito: Chato
Frase: Nunca desista

Contatos:
Orkut: Maicon Willian
E-mail: comaimc@gmail.com
Telefone: (48) 91494620

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mostra Social e Cultural de Mobilização pela Vida


A Semana NacionalMesa Brasil de Mobilização é um evento centrado nos Objetivos do Milênio e propõe que a sociedade civil se organize de forma independente, descobrindo alternativas para mudar o Brasil, articulando pessoas e entidades por meio de ações e iniciativas desenvolvidas em todo o território nacional.

Engajados e comprometidos socialmente, SESC - MESA BRASIL e ANGELONI, motivados em apoiar, fomentar e fortalecer o serviço prestado pelas Organizações da Sociedade Civil, promovem uma agenda de ações na Semana Nacional de Mobilização pela Vida, que acontece nos 12 e 13 agosto.

Data: 12/08/09

Local: Supermercado Angeloni

Horário: 10h - 17h30

Atividades: Exposição dos serviços desenvolvidos pelas entidades sociais da Grande Florianópolis, nós do Projeto Casa Brasil estamos lá presente.

Apresentações artísticas (desenvolvido pela clientela das entidades)


Prestação de serviços de Saúde (avaliação e orientação nutricional; avaliação e acuidade visual; prevenção e orientação doenças sexualmente transmissíveis e informações à saúde da mulher; orientações e prevenção a saúde bucal; aferição pressão arterial) desenvolvido junto com os seguintes parceiros: UNISUL, ÓTICA QUEVEDO, FARMÁCIA ANGELONI, PROJETO VIVER SAÚDE SESC E ODONTOSESC.

Seminário SESC Voluntariado: “TEMPO E CONHECIMENTO – Voluntariado em questão”

Horário: 9h30 - 17:30

Local: Auditório Supermercado Angeloni

Atividades: Momento Vivencial - Ser Voluntário; Palestra - Voluntariado on line; Momento Cultural;

Palestra - O Voluntariado e a Transformação Social; Palestra - Gestão e Responsabilidade Social

Inscrições: pelo fone 3244-1370

Data: 13/08/09

Local: Supermercado Angeloni

Horário: 10h - 17h30

Atividades: Exposição dos serviços desenvolvidos pelas entidades sociais da Grande Florianópolis

Apresentações artísticas (desenvolvido pela clientela das entidades)

Oficina Culinária – Processamento de Frutas e Hortaliças

Local: Cozinha Supermercado Angeloni

Horário: 13h30 - 17h

Atividades: produção de compotas doces e geléias; novas receitas de pratos salgados com hortaliças de época

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

1º Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação

1º Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação: caminhos para o controle público e para a democratização da comunicação

QUANDO: Dia 15/08, sábado, das 8h30 às 18h
ONDE: Auditório da Fecesc, Av. Mauro Ramos, 1624 (próximo ao Shopping Beira Mar)

Inscrições abertas e gratuitas
O objetivo do seminário é construir uma intervenção coletiva dos movimentos sociais no processo da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom)

Convidados:
Carlos Locatelli, Professor do Departamento de Jornalismo da UFSC
Sérgio Murilo, presidente da FENAJ
Rosane Bertotti, da Comunicão da CUT e integrante da Comissão Nacional Pró-Confecom.

Saiba como se inscrever no site www.comunica-sc.org.br

Organização: Comissão Pró-Confecom SC

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Novas propostas - Funk Educativo

Jovem de 19 anos da Cidade Tiradentes inova e grava CD de músicas educativas no ritmo do funk.

Confira as músicas e a matéria completa no site Catraca Livre.

Que tal bolarmos o funk da inclusão CB Vidal Ramos, alguém me ajuda?

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ato Público pela 1ª Confecom

Dia 05/08, às 9h, na Assembléia Legislativa de SC: Ato Público pela Primeira Conferência Nacional de Comunicação

Venha participar desse encontro e vamos juntos discutir o que queremos para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação.

No último dia 16 de julho, todos os deputados da Alesc receberam o convite para esse ato. Os ofícios com os convites foram entregues, em mãos e com protocolo, para todos os 40 deputados estaduais em atividade e para boa parte dos licenciados. Para os federais e os senadores, o convite foi disparado em AR, com confirmação prevista para até 31 de julho. Com os deputados estaduais, a confirmação também será feita pessoalmente e pelo telefone até 31 de julho.

O QUÊ: Ato Público, discussão com os deputados sobre o que queremos para a 1ª Confecom e demora na convocação da Conferência Estadual
QUANDO: dia 5 de agosto, quarta-feira
HORA: 9h da manhã
ONDE: Plenarinho da Assembléia Legislativa (Auditório Paulo Stuart Wrhite)

Fonte: http://www.comunica-sc.org.br

Mídias Livres, Cultura e Comunicação juntos

Foto: Angélica Elisa

Na última quinta-feira, 30/7, diversos ativistas de Cultura Livre e Digital se reuniram para uma Roda de Prosa, durante o 9° Encontro de Culturas Tradicionais no povoado de São Jorge (Alto Paraíso – GO). A conversa contou com a presença da Casa Brasil, do Programa Cultura Viva e de representantes de Pontos de Cultura.

O debate da vez foi sobre Comunicação, Cultura e Mídias Livres. O assunto surge devido a convocação de duas Conferências Nacionais: a de Comunicação, para o início de Dezembro, e a de Cultura, agendada para março de 2010. A preocupação do grupo está na necessidade de mobilização e formação dentro das duas temáticas, consideradas indissociáveis.

Por isso, o Ministério da Cultura espera incentivar, para breve, uma Conferência Livre da Comunicação para Cultura em região próxima a Recife. No evento, estão presvistas a participação de pontos de cultura, iniciativas de cultura digital e dos projetos selecionados pelo Prêmio Mídias Livres.

Essas informações serão confirmadas já que o regimento da Conferência de Comunicação não saiu. Ou seja, não é possível saber ainda como validar as contribuições das Conferências Livres para a Conferência de Comunicação. De qualquer forma, assim que houver informações mais detalhadas, postaremos no blog.

Números:
A Secretaria de Cultura mapeou cerca de 400 iniciativas de mídias livres, e premiou 82 delas. Além disso, existem mais de 800 pontos de cultura conveniados com o MinC (dados de 2007). Desses, cerca de 255 pontões e pontos de cultura possuem a comunicação, cultura digital e audiovisual como foco de suas atividades e deverão participar da Conferência Livre.

postado por Leyberson Pedrosa.

Fonte: http://blog.casabrasil.gov.br