terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mídias Livres, Cultura e Comunicação juntos

Foto: Angélica Elisa

Na última quinta-feira, 30/7, diversos ativistas de Cultura Livre e Digital se reuniram para uma Roda de Prosa, durante o 9° Encontro de Culturas Tradicionais no povoado de São Jorge (Alto Paraíso – GO). A conversa contou com a presença da Casa Brasil, do Programa Cultura Viva e de representantes de Pontos de Cultura.

O debate da vez foi sobre Comunicação, Cultura e Mídias Livres. O assunto surge devido a convocação de duas Conferências Nacionais: a de Comunicação, para o início de Dezembro, e a de Cultura, agendada para março de 2010. A preocupação do grupo está na necessidade de mobilização e formação dentro das duas temáticas, consideradas indissociáveis.

Por isso, o Ministério da Cultura espera incentivar, para breve, uma Conferência Livre da Comunicação para Cultura em região próxima a Recife. No evento, estão presvistas a participação de pontos de cultura, iniciativas de cultura digital e dos projetos selecionados pelo Prêmio Mídias Livres.

Essas informações serão confirmadas já que o regimento da Conferência de Comunicação não saiu. Ou seja, não é possível saber ainda como validar as contribuições das Conferências Livres para a Conferência de Comunicação. De qualquer forma, assim que houver informações mais detalhadas, postaremos no blog.

Números:
A Secretaria de Cultura mapeou cerca de 400 iniciativas de mídias livres, e premiou 82 delas. Além disso, existem mais de 800 pontos de cultura conveniados com o MinC (dados de 2007). Desses, cerca de 255 pontões e pontos de cultura possuem a comunicação, cultura digital e audiovisual como foco de suas atividades e deverão participar da Conferência Livre.

postado por Leyberson Pedrosa.

Fonte: http://blog.casabrasil.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário