sábado, 18 de abril de 2009

Encontro de Cultura Digital começa hoje em Rio do Sul

Nossa unidade esta sendo muito bem representada pela Vivian Barbára - Coordenadora do Telecentro, além de bloqueira dessa página rsss. Vamos ficar atentos para saber as novidades.

A cidade de Rio do Sul-SC abrigará o Encontro Regional de Cultura Digital nos dias 18, 19 e 20 de abril. O encontro reunirá representantes dos Pontos de Cultura de RS, SC e PR, onde estabelecerão trocas de experiências, mostras culturais e oficinas sobre software livre. O evento ocorrerá na UNIDAVI, no local chamado “encontro dos rios” e na sede do Ponto de Cultura Anima Bonecos.
A programação será bem diversificada, contando com palestras, conferências e rodas de debate, além de diversas apresentações culturais que estarão ocorrendo nesses três dias. Richard Serraria e AfroSul do ponto Odomodê virão do Rio Grande do Sul, a Cia dos Cristais, do ponto Vivenciando a Cultura do Paraná estarão presentes e, de Rio do Sul, o novo espetáculo do Anima Bonecos será apresentado. Além disso, haverá discussões sobre direito autoral e a criminalização de downloads de músicas na Internet. Everton Rodrigues, da Associação Software Livre.org apresentará o movimento MPB, “Música para Baixar” que defende um modelo alternativo de distribuição e remuneração dos artistas, que combine a livre circulação de músicas na internet e sustentabilidade para os criadores. Painéis sobre gestão e produção cultural também serão parte da programação e caracteriza uma das áreas de maior interesse dos pontos de cultura. A programação está sendo atualizada dinamicamente através do site www.minuano.org
O Pontão de Cultura Digital Minuano, de Porto Alegre-RS, é o proponente de encontro, juntamente com o Anima Bonecos e o Fórum Regional de Pontos de Cultura. O Minuano realizou, durante o último ano, oficinas de capacitação em softwares livres para Pontos de Cultura, Casas Brasil e rádios comunitárias e pretende reproduzir parte dessas oficinas para os participantes do encontro. Segundo Felipe Santos, coordenador do projeto, “o objetivo do Minuano é instrumentalizar a rede da Cultura Digital para que se utilizem das tecnologias livres para potencializar suas produções culturais. Neste encontro, também realizaremos oficinas de design gráfico e web, edição de áudio e vídeo, e metareciclagem. Foi nossa tarefa durante este último ano e pretendemos solidificar esses conhecimentos neste encontro”. O Pontão Minuano faz parte do projeto Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e faz parte da Associação Software Livre.org, promotora do Fórum Internacional de Software Livre.org que terá sua décima edição em junho deste ano.
A abertura oficial será no sábado (18h), mas já às 15h haverá uma conversa com a chefe de prestação de contas do Ministério da Cultura, Roselene, no intuito de resolver dúvidas quanto a questões de gestão dos pontos de cultura. Durante a noite estará acontecendo uma festa no espaço Anima Bonecos com a Trip Teatro. A festa, Porão no Ponto, contará com Dramaphones (Rio do Sul), Costeletas (Rio do Sul) e Fevereiro da Silva (Joinville). Antes, haverá uma mostra artística com o Ponto de Cultura Odomodê de Porto Alegre-RS com samba de roda e Percussão Afro-Brasileira.
No domingo (19) de manhã, iniciam as oficinas temáticas do Minuano (áudio, vídeo, web e metareciclagem), além de oficina de Grafiti, com Jackson do Ponto Na Quebrada. Ás 11h, oficina da ferramenta Thot, sobre jornalismo colaborativo.
As atividades, discussões, shows e apresentações são abertas ao público e gratuitas, mas é necessária inscrição que pode ser feita no local. O evento será transmitido da íntegra pela TV Software Livre: tv.softwarelivre.org
A cobertura colaborativa estará sendo publicada no site da Redesul e CoberturaWiki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário